quinta-feira, 14 de abril de 2011

Projeto Redes de Aprendizagem

Com a renovação e o progresso tecnológico cada vez mais evidentes e a atualização profissional ganhando destaque em grande parte das organizações, a procura pelo conhecimento se torna crescente e indispensável. Deste modo, torna-se impossível ficar estagnado frente à inconstância do mercado. Por outro lado, é importante reconhecer o papel da experiência e da interação pessoal no processo de construção do conhecimento. Pessoas com diferentes experiências de vida e com vivência profissional em organizações de naturezas diversas, possuem um arcabouço de conhecimento que pode colaborar para a ampliação de espectro de visão de terceiros, colaborando para sua adequação às novas realidades de contexto.

Com base nessas premissas, o programa ESAG Sênior propõe o Projeto Redes de Aprendizagem, que tem como objetivo proporcionar o intercâmbio de conhecimento e experiências entre alunos, ex-alunos do programa, a comunidade acadêmica em geral e organizações externas. Para tanto, o projeto sinaliza para a busca de parcerias com organizações externas de naturezas diversas, dispostas a disseminar suas experiências por meio de palestra, mini-cursos e abertura de espaço para visitas técnicas que colaborem com a formação acadêmica e social dos alunos do programa. 

As ações propostas no projeto também vislumbram a comunidade acadêmica. A articulação de parcerias com professores de disciplinas afins ao programa poderá favorecer trocas entre alunos da graduação e os alunos “seniores”, que por sua vez, permitirão a geração de um círculo virtuoso da geração de conhecimento para ambos os públicos.

Projeto Voluntariado

O Projeto Voluntariado busca contribuir para o processo de aprendizagem e atualização dos participantes do Programa ESAG Sênior, proporcionando oportunidades de apropriação do conhecimento em situações reais. Objetiva também a conscientização dos alunos sobre demandas mundiais de atuação no terceiro setor e a necessidade de desenvolver o embrião do protagonismo social na realidade catarinense.

Para tanto, o projeto consiste na estruturação de ações de voluntariado pelos alunos junto a organizações do terceiro setor da Grande Florianópolis, baseadas em conhecimentos pertinentes ao escopo do Projeto Acadêmico.

Projeto Acadêmico

Este projeto tem como objetivo consolidar uma ação de ensino da Administração voltada para a comunidade externa de meia idade. Trata-se de um projeto de educação continuada que já formou, ao longo dos anos de operação, oito turmas.

O modelo de atuação está baseado no envolvimento de docentes da ESAG na ação de extensão, como professores do programa, bem como na abertura de oportunidade para a prática docente pelos alunos do Mestrado em Administração.

O projeto Acadêmico tem como objetivo geral: fornecer oportunidade de educação continuada à população de meia-idade por meio do programa ESAG Sênior. Trata-se, portanto da estruturação do programa, com o apoio pedagógico e administrativo.

Programa Sênior

A ESAG Sênior é um Programa de Extensão do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas - ESAG, da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, que busca contribuir com a reintegração de membros da comunidade com idade igual ou superior a 45 anos, para desenvolver atividades voluntarias e empresariais em suas comunidades. Oferece uma atualização acadêmica inovadora, através de um Curso de Formação Complementar em Administração.
O Programa realiza diversas atividades além das aulas, visitas técnicas, palestras, minicursos, seminários, festas de confraternização e tantos outros eventos que atendam as exigências de seus alunos e que possibilitem a integração e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.
As aulas são ministradas duas vezes por semana, nas quartas e sextas-feiras, no período vespertino, das 14h00min às 17h40min.
Considerando a grande demanda que surgiu de interessados em ingressar no curso, o programa definiu, desde 2007, o Processo de Seleção da ESAG Sênior como forma de inserção em seu Curso de Formação Complementar em Administração.
O Programa ESAG Sênior a cada dia ganha mais reconhecimento da comunidade e alcança o seu objetivo de fazer um curso para que a comunidade possa usufruir e se reintegrar na sociedade e no meio acadêmico, fazendo novas escolhas empreendedoras ou auxiliando o aprimoramento da prestação de serviços voluntários.

sábado, 9 de abril de 2011

A História da Esag Sênior

Em outubro de 1964 foi criada a FESAG – Fundação Escola Superior de Administração e Gerência, pelo Governo do Estado de Santa Catarina, e em julho de 1966 transformou-se em ESAG – Escola Superior de Administração e Gerência integrando o corpo de centros da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
Desde então, a ESAG tem desenvolvido papel de destaque na sociedade catarinense, por meio da formação e qualificação de profissionais. Consolidou-se como uma das melhores escolas de Administração do país, fato esse confirmado através da conquista de 7 conceitos  “A” no Exame Nacional de Cursos promovido pelo Ministério da Cultura.
A ESAG caracteriza-se pela busca constante da adequação, reestruturação e modernização das suas atividades em relação ao mercado de trabalho, despertando naqueles que dela fazem parte, um sentimento e uma imagem de excelência.
Partindo desses objetivos, a ESAG Sênior foi uma alternativa encontrada pela ESAG para contribuir com a reintegração de membros da comunidade com mais de 45 anos, que se encontra em situação de pouco aproveitamento no mercado de trabalho e em suas comunidades. A ESAG promoveu, então, a implantação do programa de extensão universitária para a formação, profissionalização e atualização destinadas a esse público alvo, o programa ESAG Sênior, no ano de 2003.
 O programa foi originalmente estruturado tendo como base uma pesquisa com amplo número de universidades do país, para que proporcionasse não apenas a atualização profissional, mas também a criação de novas oportunidades de realização pessoal.
Sendo assim, após oito anos de atuação, a ESAG Sênior forma, em dezembro de 2011, mais duas turmas. A nona e décima turma do projeto de atualização acadêmica são também baseadas nos objetivos da ESAG e nas pesquisas realizadas para a implantação deste programa.